terça-feira, 31 de março de 2009

REVOLVER - 1966

http://novoimages.quebarato.com.br/photos/big/0/C/125C0C_1.jpg


Revolver é o sétimo álbum do grupo de rock inglês The Beatles lançado em agosto de 1966. Atingiu o primeiro lugar nas paradas de sucesso americana e inglesa.


TAXMAN ( Harrison )
Gravada em 21, 22 de Abril, 16 de Maio 1966
Pela primeira vez uma música de George abre um disco dos Beatles. Apesar de George estar entrando numa fase transcedental, a letra da música fala exclusivamente sobre impostos e taxas ( que na época levavam um bom pedaço do que os Beatles ganhavam ). George canta, e, ironicamente, apesar da música ser dele, é o baixo de Paul sua principal característica. Mais irônico também é o fato de Paul tocar a guitarra solo, e não George.

http://www.youtube.com/watch?v=HJmJX55iht4

http://www.youtube.com/watch?v=RrR3MCF1EAo (versão vinil)

ELEANOR RIGBY ( Lennon/McCartney )
28, 29 de Abril, 06 de Junho 1966
Escrito quase na sua totalidade por Paul, é a 2ª música dos Beatles a contar apenas com um componente da banda ( Paul, que realizou a mesma proeza em 'Yesterday' ). A idéia veio de uma vitrine de loja, onde o nome 'Daisy Hawkins' veio na cabeça de Paul, e mais tarde se transformou 'Eleanor Rigby.' Anos mais tarde foi descoberto um verdadeiro túmulo com este nome na lápide. Coincidência ou não, é outro grande sucesso na voz de Paul, lançado no mesmo ano também em single. Paul canta e 8 músicos de estúdio tocam as cordas num dos melhores arranjos de George Martin.

http://www.youtube.com/watch?v=boc7rnhkLAk

http://www.youtube.com/watch?v=BIycNQDRnnM (compacto simples)

I'M ONLY SLEEPING ( Lennon/McCartney )
27, 29 Abril, 05, 06 de Maio 1966

Uma das primeiras letras 'viajantes' de John, que a canta. A voz de John foi acelarada na gravação para ficar com um certo ar transcedental. Outro truque de gravação foi utilizado para o solo de guitarra. O instrumento foi gravado em cima da fita ao contrário, e quando esta foi colocada no sentido normal, foi a guitarra que ficou de trás para frente. Uma grande sacada numa época em que os estúdio tinham pouco a oferecer. O solo da versão dos discos americanos difere em alguns trechos.

http://www.youtube.com/watch?v=E60-SrBLilw&feature=related

http://www.youtube.com/watch?v=lm9Y3HvUU1g (versão vinil)

LOVE YOU TO ( Harrison )
11, 13 de Abril 1966

George entra de cabeça na onda hindu. Quase uma translação de um texto budista, esta música conta apenas com George na cítara e um músico indiano convidado - Anil Bhagwat na tabla. O contato de George com a cultura oriental influenciaria mais tarde o encontro dos Beatles com o Maharishi e seu retiro espiritual na Índia. Muitos grupos usariam a cítara como um instrumento constante nesta época. George canta sua 2ª música no disco.

http://www.youtube.com/watch?v=BR2vpWbi9-4

HERE, THERE AND EVERYWHERE ( Lennon/McCartney )
14, 16, 17 de Junho 1966

Uma das mais famosas baladas de Paul e que teve inúmeras regravações. Uma melodia simples num arranjo simples, mas ambos brilhantes. Paul canta com a voz dobrada e John e George dão o suporte no backing vocal.

http://www.youtube.com/watch?v=kLow753QvL0

http://www.youtube.com/watch?v=CK4e78Fuir8 (versão vinil)

YELLOW SUBMARINE ( Lennon/McCartney )
26 de Maio, 01 de Junho 1966

Talvez a mais famosa música do disco, e que deu chance ao vocal de Ringo sair da obscuridade. Não dá para imaginar outro Beatle cantando esta música a não ser Ringo. Composta por Paul e John, esta música teve diversos overdubs de estúdio, como bolhas, ondas, barulhos de submarino e uma orquestra de naipes ( um luxo de apenas alguns segundos ). Vários pessoas se juntaram aos Beatles no coro final, como George Martin, Mal Evans, Neil Aspinall, Geoff Emerick e Patty Harrison. Esta música serviria mais tarde para o que viria a ser o 4º filme dos Beatles... na verdade um desenho animado: 'Yellow Submarine'.

http://www.youtube.com/watch?v=MCsYDZ2M04M

http://www.youtube.com/watch?v=ZMuAWAbts-c (versão vinil)

SHE SAID SHE SAID ( Lennon/McCartney )
21 de Junho 1966

Outra música lisérgica de John. baseada num comentário do ator Peter Fonda durante uma viagem de LSD ( "Eu sei como é estar morto" ). John canta, e é uma das primeiras experimentações dele em brincar com os compassos da música, saindo de 4/4 para 3/4. Mais tarde essa seria uma das características de John em músicas como 'All You Need is Love', 'I Want You' e 'Happiness is a Warm Gun'.

http://www.youtube.com/watch?v=FQ6r7S3_cTE

http://www.youtube.com/watch?v=v8cIsPgzPgQ (versão vinil)

GOOD DAY SUNSHINE ( Lennon/McCartney )
08, 09 de Junho 1966

Quem mora em Londres sabe com é bom cumprimentar o sol. Uma música otimista de Paul, que canta e toca piano.

http://www.youtube.com/watch?v=s30idltmkl8

http://www.youtube.com/watch?v=Ow1xxNRYk4U (versão vinil)

AND YOUR BIRD CAN SING ( Lennon/McCartney )
26 de Abril 1966

Outra música misteriosa de John. Apesar de John ter confessado nunca ter gostado desta música, ela é brilhante. Muito se dá pelo solo em dobro da guitarra de George. John canta com Paul e George fazendo a 2ª voz.

http://www.youtube.com/watch?v=Ilx0KvBnZlY

http://www.youtube.com/watch?v=vaTpT28UQVg (versão vinil)

FOR NO ONE ( Lennon/McCartney )
09, 16, 19 de Maio 1966

Além de Paul, apenas outro Beatle toca nessa balada - Ringo, na bateria. Paul por sua vez canta, toca baixo, piano e um cravo emprestado por George Martin. Alan Civil, um músico da filarmônica de Londres toca o 'French Horn'. Outra famosa música de Paul, com arranjo de George Martin.

http://www.youtube.com/watch?v=bltVvdWTbzQ

http://www.youtube.com/watch?v=aIACyzd_tS0 (versão vinil)

DOCTOR ROBERT ( Lennon/McCartney )
17, 19 de Abril, 06 1966

Composta praticamente por John com uma certa ajuda de Paul, a música fala de um 'certo´Doutor que receitava certas pipulas' para 'certos clientes. Nesssa época de drogas, qualquer semelhança não tem nada de conicidência. John canta.

http://www.youtube.com/watch?v=P8SlB5iLUDQ

http://www.youtube.com/watch?v=VRldjzaQeEM (versão vinil)

I WANT TO TELL YOU ( Harrison )
02, 03 de Junho 1966
O único disco dos Beatles a conter 3 composições de George Harrison ( com exceção do 'white album', que é duplo ). George canta e o piano é tocado por Paul. George possui um certo orgulho do acorde E, com nota em fá, praticamente inventado por ele e mais tarde copiado por John Lennon em ' I Want You-She´s So Heavy'

http://www.youtube.com/watch?v=9JmI0bes_j0

GOT TO GET YOU INTO MY LIFE ( Lennon/McCartney )
08 ,11 de Abril. 18 de Maio, 17 de Junho 1966
Mùsica de Paul inspirada nas músicas negras da gravadora 'Motown'. 5 músicos de estúdios tocam os sopros - Ian Hammer, Les Cordon, Eddie Thornton, Alan Branscombe e Peter Coe. Paul usaria esta música como abertura de seus shows com o 'Wings' em 1979. Paul canta.

http://www.youtube.com/watch?v=22H1ciSvVm8


TOMORROW NEVER KNOWS ( Lennon/McCartney )
06, 07, 22 de Abril 1966

A primeira música a ser gravada para o disco 'Revolver' é também a mais 'revolucionária'. Mais uma viagem psicodélica de John com letra inspirada no livro tibetano dos mortos. Naquela época Paul e John viviam a busca de sons novos, e numa brincadeira de picotar e colar aleatóriamente fitas de gravação, conseguiram todos os efeitos e barulhos que se ouvem durante toda a música. Perceba o clima de transe na bateria de Ringo, na tamboura e no único acorde em dó que foi a base de toda a música. A voz de John foi alterada em um speaker Leslie para dar o efeito de um monge falando do alto de uma montanha.... bom, pelo menos era o que John queria. O fechamento ideal que abriria o apetite para o disco que viria a seguir: 'Sgt. Pepper's Lonely Hearts Club Band'.

http://www.youtube.com/watch?v=p7Z_aMunN_w

http://www.youtube.com/watch?v=MufnCynbDzE (versão vinil)

Fonte: Site Get Bak e Wikipedia

Nenhum comentário:

Postar um comentário