segunda-feira, 23 de março de 2009

MAGICAL MYSTERY TOUR - 1967

Versão Inglesa

Magical Mystery Tour é a trilha sonora do filme homônimo estreado pelos Beatles em dezembro de 1967 no canal de TV britânico BBC. Lançado no dia 27 de novembro de 1967 no formato LP (Long Play) nos EUA, e no dia 8 de dezembro de 1967 no formato EP (Extended Play) duplo na Inglaterra. O resto do mundo seguiu o formato inglês.

Faixa 01 - MAGICAL MYSTERY TOUR ( Lennon/McCartney ) Gravada em 25, 26, 27 de Abril, 03 de Maio, 07 de Novembro 1967
Não contando alguns vocais adicionais colocados em Novembro de 67, A música 'Magical Mystery Tour' foi praticamente gravada antes do Lançamento de 'Sgt. Pepper'. Composta por Paul como idéia da abertura do filme, é ele que canta junto com John, e ocasionalmente George. Paul toca piano e baixo uma sessãode sopros foi colocada por músicos de estúdio. Os vocais de fundo foram alterados na velocidade para dar um timbre mais agudo.
http://www.youtube.com/watch?v=I2qLjQbRv3w

Faixa 02 THE FOOL ON THE HILL ( Lennon/McCartney ) 25, 26, 27 de Setembro, 20, 25 de Outubro 1967
Mantendo a posição de um fazedor de hits, Paul compôs esta balada quase que instantaniamente, imaginando um guru numa montanha, ou um bobo, pela vista dos outros. Paul toca piano e 3 flautistas de estúdio finalizam o trabalho.
http://www.youtube.com/watch?v=WIsou0IRIQU

Faixa 03 FLYING ( Lennon/McCartney/Harrison/Starkey ) 08 de Setembro 1967
O primeiro instrumental do catálogo dos Beatles na EMI ( antes disso, os Beatles haviam gravado 'Cry For a Shadow', música instrumental de Lennon-Harrison, no disco com Tony Sheridan ).Primeira música a ter nos créditos o nome dos 4 Beatles, John toca Mellotron, todos os Beatles fazem o canto e alguns barulhos de 'tape' são adicionados por John e Ringo no final.
http://www.youtube.com/watch?v=14flwvMjyAQ

Faixa 04 BLUE JAY WAY ( Harrison ) 06, 07 de Setembro, 06 de Outubro 1967
Outra música da fase mística de George, composta na California em um órgão Hammond. George e Patty haviam alugado um chalé numa certa rua chamada 'Blue Jay Way' onde esperavam por Derek Taylor, um amigo. Como ele estava atrasado, George começou a escrever a canção, e é dessa espera irritante que a letra trata. A voz de George é alterada na gravação por um efeito 'Phaser', assim como o órgão tocado por Paul e a bateria de Ringo. O Cello é tocado por um músico de estúdio.
http://www.youtube.com/watch?v=pk8_a0eh2O4

Faixa 05 YOUR MOTHER SHOULD KNOW ( Lennon/McCartney ) 22, 23 de Agosto, 29 de Setembro 1967
A base desta música foi gravada em Chappell Studios, e não Abbey Road. Mais uma música estilo 'nostálgico', que seria uma das marcas registradas de Paul. Paul canta e toca piano, e John toca órgão Hammond. No filme, os Beatles descem uma escadaria, como num musical de Hollywood dos anos 30.
http://www.youtube.com/watch?v=_egWfa5WD_Q

Faixa 06 I AM THE WALRUS ( Lennon/McCartney ) 05 ,06, 27, 29 de Setembro 1967
O ponto alto do filme, onde os Beatles tocam esta música, é também uma das obras primas de John Lennon. John compôs esta música tendo como base uma sirene de uma ambulância que passava por sua casa. Alternando as 2 notas, ele compõs praticamente a música inteira. Misto de viagem alucinógena com 'Alice no País das Maravilhas', esta música foi outra pioneira nas experimentações de estúdio. John toca Mellotron e tem sua voz modificada. Além da base dos Beatles, 8 violinos, 4 cellos, 3 sopros foram usados. 16 membros do grupo 'Mike Sammes Singers' são os responsáveis pelos comentários no meio da música e pelo coro final ( Oompah, Oompah, stick it up your number ). O trecho de rádio no final da música foi colocado diretamente durante a mixagem em mono, são trechos da BBC, que estava transmitindo 'Rei Lear', de Sheakespeare ( a razão pela qual a versão em estéreo da música conter esta parte em mono, pois seria impossível remixá-la do mesmo jeito ). Apesar de 'I am The Walrus' fazer parte da trilha do filme, ela já havia sido lançada anteriormente como lado B do single 'Hello Goodbye'.
Versão Americana e mundial
Faixa 07 - HELLO GOODBYE ( Lennon/McCartney ) 02, 19, 20, 25 de Outubro, 02 de Novembro 1967
Esta música abre o lado B do LP americano, e não faz parte do filme 'Magical Mystery Tour'. Na Inglaterra foi o último single do ano de 1967.Lançado em 24 de Novembro deste ano, fechou a fase 'Flower Power' dos Beatles. Para desgosto de John Lennon, 'Hello Goodbye', uma música de Paul, foi escolhida para ser o lado A do Single, enquanto 'I am The Walrus', contentou-se com o lado B. Uma música comercial, com uma letra cheia de contradições, ótima para quem está começando a estudar inglês. Paul canta, e além dos instrumentos tradicionais, Paul toca piano e Ringo maracas. Dois músicos de estúdio tocam violinos. O single chegou ao 1º lugar das paradas em 06 de Dezembro, onde ficou por 6 semanas.
Faixa 08 STRAWBERRY FIELDS FOREVER ( Lennon/McCartney ) 29 de Novembro, 08, 09, 10, 21, 22 de Dezembro 1966
Para evitar disputas de qual melhor música, 'Strawberry Fields' foi lançada como single de dois lados A, junto com 'Penny Lane'. Este foi talvez o melhor single dos Beatles, e estranhamente, foi o 1º. desde 'Love Me Do' que não chegou ao 1º lugar, certamente por erro da contagem dos votos, que foi dividido entre as '2 músicas lado-A'. Composta por John Lennon em 66 enquanto filmava 'How I Won The War', foi inspirada em um lugar perto de onde John morava quando criança. 'Strawberry Fields' foi o 1º single de 1967, a música em si é a junção de 2 gravações distintas dos Beatles. Uma versão com o grupo tocando e outra com orquestra. George Martin num trabalho de gênio conseguiu editá-las numa só. John canta enquanto Paul toca Mellotron. George toca Tabla Harp, e junto com Paul toca também tímpano. Músicos de estúdio tocam Cellos, flautas, cravo e sopros. O single foi lançado em 17 de Fevereiro de 1967, e chegou ao 2º lugar em 08 de Março.
Faixa 09 PENNY LANE ( Lennon/McCartney ) 29, 30 de Dezembro 1966, 04, 06, 09, 10, 12, 17 de Janeiro 1967
Assim como 'Strawberry Fields', 'Penny Lane' é baseada na infância dos Beatles em Liverpool. Sendo uma rua de Liverpool, Paul praticamente a compôs descrevendo as lojas e as estranhas pessoas que ela abrigava. A música foi gravada durante as sessões do que seria 'Sgt. Pepper', mas George Martin achou por melhor lançá-la como single junto de 'Strawberry Fields'. Paul canta e toca piano. Alguns músicos de estúdio, como Frank Clarke, David Mason, Philip Jones tocam respectivamente Cello, Trumpete alto e flautas.
Faixa 10 - BABY YOU´RE A RICH MAN ( Lennon/McCartney ) 11 de Maio de 1967 Na verdade, 2 músicas juntadas numa só ( 'One of The Beautiful People' de John e 'Baby You´re a Rich Man' de Paul ). Gravada em apenas um dia, em Olympic Studios, a música foi idealizada originalmente para o desenho animado 'Yellow Submarine', mas acabou sendo lançada antecipadamente como lado B do Single 'All You Need is Love'. John canta a maior parte, tocando piano com Paul. John também toca um Claviole, uma espécie de teclado. Um vibrafone é tocado por um engenheiro de estúdio e Brian Jones, dos Rolling Stones toca oboé.
Faixa 11 - ALL YOU NEED IS LOVE ( Lennon/McCartney ) 14, 19, 23, 24, 25 de Junho 1967
O hino da tribo hippie que estava se formando naquela época. A música foi televisionada no programa 'Our World' representando a Inglaterra na primeira transmissão via satélite. A base da música foi gravada no Olympic Studios, com John tocando cravo, mas foi finalizada no próprio estúdio da Abbey Road. George Martin toca piano e uma pequena orquestra com 2 trumpetes, 2 trombones, 2 saxofones, um acordeon, 4 violinos, e 2 cellos fazem o acompanhamento. Um coro de amigos que inclui Mick Jagger, Keith Richard, Marianne Faithfull, Keith Moon, Graham Nash, Jane Asher, Patti Harrison e Gary Leeds ajudam no refrão. Alguns trechos de músicas conhecidas foram adicionadas ao arranjo de 'All You Need is Love', como 'Marseillaise' ( o hino da França ), 'The Mood', 'Greensleeves' e a própria 'She Loves You' ( cantada por Paul ). O single foi lançado em 07 de Julho de 1967, e chegou ao 1º lugar 5 dias depois, permanecendo por 4 semanas
http://www.youtube.com/watch?v=r4p8qxGbpOk
http://www.youtube.com/watch?v=AirTLK6BHcY (compacto simples)

Fonte: Wikipedia e Site Get Back

Nenhum comentário:

Postar um comentário