segunda-feira, 23 de março de 2009

ALBUM BRANCO (WHITE ALBUM) - THE BEATLES - 1968 - DISCO 01







The Beatles é o nono disco oficial dos Beatles, lançado como disco duplo em 22 de novembro de 1968. É popularmente conhecido como “The White Album” (Álbum Branco), por não haver nome, e ser apenas um fundo branco com o nome da banda em relevo.


Faixa 01 - Back in the USSR (Paul McCartney) -
Os Beatles eram proibidos na União Soviética e esta música saiu três meses depois de as tropas soviéticas sufocarem a Primavera de Praga, o que provocou acusações de que seu autor, Paul McCartney, estivesse defendendo o comunismo. Claro que não era nada disso. Paul disse que fez uma paródia dos Beach Boys e um contraponto com "Back in the USA" de Chuck Berry. Ele achou divertido falar da URSS como se fosse os EUA e das garotas da Ucrânia como se fossem as garotas da Califórnia (''California girls'', música dos Beach Boys). A canção foi gravada nos dias 22 e 23 de agosto sem a presença de Ringo Starr, que brigou com Paul por causa da levada de bateria e resolveu deixar o grupo (voltou dia 5 de setembro). No dia 22 gravaram a base com Paul na bateria, George na guitarra solo e John no baixo num rock energético. No dia 23 gravaram mais duas baterias, Paul e George nas guitarras solo, dois baixos (Paul e George), Paul colocou a voz, John e George fizeram vocais a la Beach Boys e bateram palmas. O engenheiro Ken Scott levanta a hipótese (mas não afirma) que John e George gravaram as duas baterias e foi feita uma montagem. Naquela época isto era feito com gilette, cortando e colando as fitas. O som do avião a jato foi gravado no aeroporto de Londres. O chefe da seção de efeitos especiais Stuart Eltham afirmou que se tratava de um avião Viscount, não disse de que companhia, e estava arquivado como "Volume 17: Motor a jato e a pistão".


Faixa 02 - Dear Prudence (John Lennon) -
A Prudence do título é irmã da atriz Mia Farrow. Ambas estavam na Índia e Prudence se mostrava muito arredia, trancada em seu bangalô com seus exercícios de meditação. A letra a chama para sair e brincar que o sol brilha, o céu está azul, está tudo lindo e ela também. John e George gravaram as guitarras em estilo dedilhado - John no canal direito segurando a música inteira, George solando no canal esquerdo. Paul gravou a bateria, tudo isso no dia 28 de agosto. No dia seguinte, Paul gravou o baixo, John o vocal com dobra e os vocais, pandeiro e palmas gravados por Paul e George. O primo de Paul, John MCCartney, o cantor e guitarrista contratado da Apple Records, a gravadora dos Beatles, Jackie Lomax e o roadie Mal Evans ajudaram nos vocais e palmas. No dia 29, Paul gravou piano e flugelhorn. Paul dá uns vacilos na bateria durante a levada, mas no final ele manda ver nas viradas. A canção devia terminar com palmas e gritos, gravados por todos, mas não vingou na forma final. A canção começa em fade in e acaba em fade out.


Faixa 03 - Glass Onion (John Lennon) -
John sempre se divertiu com as interpretações que davam às letras dos Beatles e gostava de colocar coisas sem sentido. A letra de "Glass Onion" é toda construída para provocar um curto circuito nesse povo. Ela se refere a outras músicas dos Beatles num texto totalmente non sense que fala em olhar através de uma cebola de vidro/monóculo. As canções citadas são "Strawberry fields forever" ("I told you about Strawberry Fields/ you know the place where nothing is real"), "I am the walrus" ("Well here's another clue for you all/The walrus was Paul''), "Lady Madonna" ("Lady Madonna trying to make ends meet"), "Fool on the hill" ("I told you about the fool on the hill") e "Fixing a hole" ("Fixing a hole in the ocean"). A canção foi gravada nos dias 11, 12 e 13 de setembro. No primeiro dia foram 34 takes da base com John (violão), Paul (baixo, piano), George (guitarra solo) e Ringo (bateria). No dia seguinte, gravou-se o vocal de John e um pandeiro de Ringo e, no dia 13, piano e bateria. No dia 10 de outubro, foram gravadas as cordas por um octeto com quatro violinos, duas violas e dois cellos. Na mixagem, a bateria ficou no canal direito, o baixo seco de Paul no esquerdo. Quando John cita "Fool on the hill'' há, no canal direito, uma breve flauta tirada da música e gravada no dia 16 de setembro com auxílio de um gravador por Paul e John.


Faixa 04 - Ob-la-di Ob-la-da (Paul McCartney) -
Uma canção infantil de Paul em ritmo de ska que ele sugeriu como single, mas os outros discordaram. O grupo Marmalade gravou e foi ao primeiro lugar. A história de Desmond, dono de uma carrocinha no mercado, e Molly, cantora numa banda. Eles se casam, têm dois filhos, de dia trabalham no mercado, de noite ela canta num bar. Paul levou a banda à loucura fazendo e refazendo a canção num total de 42 horas de trabalho nos dias 3,4,5,8,9,11 e 15 de julho. Paul cantou, fez vocais dobrados e tocou baixo; John fez vocal e tocou piano; George fez vocal e tocou violão e Ringo bateria, bongôs e percussão. Todos bateram palmas e fizeram "percussão de boca", além dos inúmeros barulhinhos e falas ouvidos ao longo da canção. Exemplos: John canta "arm" e George canta "legs" depois de Paul cantar "Desmond let the children lend a hand". E George ainda canta "foot". Paul gravou uma guitarra em tom grave para soar como um baixo, John o piano da introdução com o detalhe de ter tocado em desespero porque Paul não se dava satisfeito, gravando mais e mais takes. No dia 11 gravaram três saxofones e um piano elétrico por Nicky Hopkins, o grande músico que tocou muito tempo com os Rolling Stones. Paul levou uma cópia da canção para casa e, no dia 15, gastou boa parte da sessão, que foi de 15h30 às 3h30 da madrugada, refazendo a voz.

Faixa 05 - Wild honey pie (Paul McCartney) -
Gravada por Paul sozinho no dia 20 de agosto, enquanto John e Ringo trabalhavam em “Yer blues” e em “Revolution 9” em outro estúdio. George tinha viajado para a Grécia, na primeira vez em que um Beatle se ausentava durante a gravação de um álbum. É uma brincadeira em cima de outra música de Paul no disco, "Honey pie".


Faixa 06 - "The continuing story of Bungalow Bill" (John Lennon) -
Canção bem humorada que John fez na Índia inspirado em um americano que também estava em Rishikesh: Ele se ausentou por uns dias para caçar tigres e depois voltou para continuar seus estudos de aperfeiçoamento espiritual. Diante de uma figura dessas, John partiu para a gozação: "Ele saiu para caçar tigres com sua arma e um elefante/ Em caso de acidentes, ele sempre levava sua mãe/ Ele é aquele americano saxão filho da mãe com cabeça em forma de bala", daí ele chamava para o refrão com "Cantem todas as crianças". Todo mundo que estava em Abbey Road foi convocado para cantar o refrão e fazer uma zona para o final da canção, incluindo Yoko Ono e Maureen Starr, mulher de Ringo. Yoko Ono canta em dois versos na terceira estrofe. Ela faz "But when he looked so fierce", aí John "his mummy butted in". Em seguir ela e John cantam "If looks could kill it would have been us instead of him". A canção foi gravada num único dia, 8 de outubro, numa sessão de gravação que durou 16 horas, de quatro da tarde às oito da manhã do dia nove (aniversário de John, 28 anos) com gravações de “Long long long”, “I'm so tired” e “Bungalow Bill”. John e George tocaram violões, Paul tocou baixo, Ringo bateria e pandeiro. Chris Thomas tocou mellotron fazendo sons de bandolim e trombone.

http://www.youtube.com/watch?v=5FnmtJd92Qg

Faixa 07 - "While my guitar gently weeps" (George Harrison) –
George teve dificuldades em gravar suas quatro canções incluídas no álbum branco. "Tive que fazer umas 10 de John e Paul antes que me dessem uma chance", contou ele em 1987. Foram cinco sessões nos dias 25 de julho, 16 de agosto, três, cinco e seis de setembro. George tocou violão e órgão e a voz principal com dobra, Paul piano, órgão e baixo distorcido (canal direito), John guitarra e Ringo bateria e pandeiro. O grande trunfo é o solo de Eric Clapton, gravado no dia seis de setembro com uma Gibson Les Paul depois de muita insistência de George. "Ninguém toca num disco dos Beatles," relutou Eric e George respondeu que a música era dele e queria que Eric tocasse. Os dois eram muito amigos, moravam perto e se freqüentavam, a ponto de Eric se apaixonar pela mulher de George, Pattie Boyd. George disse que a presença serviu para que os demais Beatles trabalhassem com entusiasmo, em vez de relutância. Eric não foi creditado na época por problemas contratuais. A letra era uma aplicação dos ensinamentos aprendidos na Índia com uma abordagem condescendente que mereceu críticas: "Eu não sei como alguém te controlou. Eles te compraram e te venderam. Eu olho para todos vocês e vejo o amor dormindo, enquanto minha guitarra gentilmente chora." A música partiu de duas palavras "gently weeps" numa página do I Ching que George abriu ao acaso.


Faixa 08 - "Happiness is a warm gun" (John Lennon) –
O título violento foi achado por John numa revista de armas, uma sugestão de que a felicidade é uma arma quente, ou seja, que acabou de ser usada contra alguém. A letra é mais um exercício de non sense para perturbar os que buscam significados nas letras dos Beatles. "Ela não é uma garota que perde muito. Ela conhece bem o toque da mão de veludo como um lagarto numa janela" e por aí vai, com alusão também a drogas "Preciso de um pico porque estou indo para baixo". O nome da música também foi associado a drogas, como se "arma" quisesse dizer "seringa". O recém falecido Neil Aspinall, assessor dos Beatles desde Liverpool, disse que ele e John fizeram muitos versos juntando palavras aleatóriamente. Uma referência pelo menos é verdadeira, o "homem na multidão com espelhos multicoloridos nas botas" é referência a um cara que botava espelhos nas botas para olhar por baixo das saias das mulheres em jogos de futebol. A interpretação é uma das melhores de John em disco. Começa suave e vai num crescendo à medida que ele enuncia a letra, até a parte final inspirada em doowop, com sua voz gritada (canal direito) e o coro de resposta feito por ele, Paul e George (canal esquerdo). John tocou guitarra, George guitarra distorcida, Paul baixo, órgão e piano. Foram 70 takes nos dias 20, 23 e 24 de setembro. John decidiu que a primeira parte do take 53 e a segunda parte do take 65 eram as melhores. Daí fizeram a edição no dia 25.


Faixa 09 - “Martha my dear” – Paul McCartney –
Gravada sem os demais Beatles nos estúdios Trident, Paul se revezou entre piano, baixo, guitarra, bateria, palmas e vocal com dobra. Foram dois dias de trabalho, quatro e cinco de outubro, com 14 músicos fazendo sopros e cordas: quatro violinos, duas violas, dois cellos, três trumpetes, flugelhorn, trombone e tuba. A maior parte foi gravada na sessão do dia quatro, que durou de quatro da tarde às quatro e meia da manhã. No dia seguinte, Paul gravou baixo e guitarra. Na sessão do dia quatro, foram gravados também os sopros de outra música de Paul, “Honey pie”. Martha era a cadela pastor de Paul, que morava no mesmo bairro da gravadora EMI, St. John’s Wood, e ele de vez em quando a levava para passear. Um grupo de fãs que fazia plantão diante de sua casa às vezes recebia o privilégio de levar Martha para passear. Paul também sentava na janela de noite com o violão e cantava para elas, assim reza a lenda. Apesar do nome, a letra não é sobre a cadela, mas sobre um caso de amor complicado, a menos que alguém ache que versos como “eu e você fomos feitos um para o outro, garota boba” se referem à cadela. O arranjo de cordas e sopros é de George Martin. Paul costumava passar para ele de boca o que queria e Martin orquestrava. Na mixagem, o piano fica no canal esquerdo junto com cordas e palmas. No canal direito, estão os sopros e baixo. A bateria está no meio e a voz, no direito para o esquerdo.


Faixa 10 - “I’m so tired” (John Lennon) – John compôs esta música na Índia, numa referência ao seu cansaço com tanto estudo e meditação no ashram do Maharishi Mahesh Yogi. Ela se conecta diretamente com “I’m only sleeping”, do LP “Revolver”, pela semelhança do tema. Naquela, John pede que não o acordem porque está ferrado no sono. Em “I’m so tired”, ele tenta combater a insônia com um drinque e um cigarro e, de quebra, xinga Sir Walter Raleigh, o cara que introduziu o tabaco na Inglaterra, de “babaca”. No final da canção John murmura “Monsieur, monsieur, what about another one?” A gravação foi feita num único dia, 8 de outubro, com John na voz, violão guitarra e órgão. Paul tocou baixo, piano elétrico e fez vocal, George guitarra e Ringo bateria. A sessão durou de quatro da tarde às oito da manhã com os quatro trabalhando também em “The continuing story of Bungalow Bill”, de John, e na balada “Long long long”, de George. Na mixagem, voz, vocal e órgão no meio, guitarras à direita e bateria da esquerda para a direita (não é pan).


Faixa 11 - “Blackbird” – Paul McCartney – Paul compôs esta música na Índia e a inspiração foi um acordar com o canto de pássaros antes do dia raiar. O músico usou a imagem do pássaro negro, um melro, para se referir às experiências que estava tendo com o guru indiano. “Melro...pegue estas asas quebradas e aprenda a voar/ Você esperou por este momento toda a sua vida”. E “Melro...pegue estes olhos encovados e aprenda a ver/ Em toda sua vida você estava apenas esperando este momento para ser livre”. Paul gravou em 11 de junho, sozinho, em Abbey Road, com violão Martin D-28 e voz , com uma afinação em ré das duas cordas mi com execução dedilhada. Apesar de simples, Paul gravou 32 takes, 11 deles completos. O canto do pássaro na faixa veio do volume sete da biblioteca de efeitos de Abbey Road: “Pássaros de pena”. A mixagem pôs um clique (metrônomo) marcando no canal esquerdo como se fosse percussão e o restante no meio. Paul trabalhou no estúdio dois de 18h30 a 0h15, enquanto John trabalhava nos efeitos de “Revolution 9” no estúdio três de 19h às 22h15.


Faixa 12 - “Piggies” – George Harrison –
Canção de George que ecoa “Animal Farm” ("A revolução dos bichos"), de George Orwell, em que os porcos dominam os demais animais com o mote de que todos são iguais, mas uns são mais iguais do que outros, o que se encaixa perfeitamente no conceito ocidental de democracia. A letra fala de porcos pequenos que apenas têm a lama para chafurdar e dos grandes porcos acima deles, sempre com roupas limpas, que saem com as esposas para jantar e comem bacon, dos porcos pequenos, supõe-se. A canção tem um arranjo barroco com quatro violinos, duas violas e dois cellos. O co-produtor Chris Tomas, que dirigia as sessões na ausência de George Martin, tocou cravo. Paul tocou baixo, Ringo bateria e John fez os loops de fita com os roncos dos porcos usando o volume 35 da biblioteca de áudios: “Animais e abelhas”. George gravou a voz com dobra em alguns pedaços e distorção. O engenheiro Ken Townshend explica como conseguiu o efeito: “Passamos o sinal do microfone por filtro de câmara de eco muito agudo que cortou tudo acima e abaixo do nível de três kilohertz, criando uma faixa de som bem estreita”. Na mixagem, o trecho em que Paul imita o ronco de um porco fica no canal esquerdo com baixo e pandeiro. A voz de George está no meio com dobras que vão para o canal direito. Violinos e cravo estão no meio, com cellos à direita. O loop dos porcos à direita. George contou com ajuda de Lennon, autor do verso “clutching forks and knives to eat their bacon” (“Empunhando facas e garfos para comer seu bacon”) e sua mãe, Louise, fez o verso “What they need is a damn good whacking” (o que eles precisam é de uma boa surra”). A canção foi interpretada como sendo contra a polícia porque pigs é uma gíria para policiais. Charles Manson, o líder de uma seita que trucidou quatro pessoas numa mansão da Califórnia se disse inspirado pela canção “Helter Skelter”, deste álbum, e escreveu “morte aos porcos” na porta, uma referência, ao que parece, à música de George. Uma de suas vítimas foi a atriz Sharon Tate, oito meses e meio grávida do marido, o cineasta Roman Polanski, e três amigos, dois homens e uma mulher.


Faixa 13 - “Rocky Raccoon” – Paul McCartney –
Canção com relato cômico de Paul sobre um caubói chamado Rocky Raccoon que vivia nos morros do estado de Dakota. A mulher dele, Magill, foge com um tal de Dan, ele vai atrás para lavar a honra, encontra os dois mas Dan é mais rápido e atira nele. Paul fez parte da letra no estúdio. Gravada numa única sessão no dia 15 de agosto, das 19h às três da manhã, com Paul na voz e violão, John no vocal, gaita, harmonium e baixo, George no vocal e Ringo na bateria. O produtor George Martin gravou o solo com um piano de armário. Na mixagem, a voz está no meio, no canal direito estão violão, gaita, vocal e o solo de piano. A bateria e o baixo à esquerda. Alguns versos deixados de lado: “roll up his sleeves on the sideboard”; “roll over Rock...he said oh, it’s OK doc, it’s just a scratch and I’ll be OK when I get home” “This hear is the story of a boy living in Minnesota”.

Faixa 14 - “Don’t pass me by” – Ringo Starr –
O baterista da banda sempre tentou fazer músicas, mas quando mostrava aos outros, eles caíam na gargalhada porque ele apresentava músicas que já existiam. Este country levou cinco anos para ficar pronto, uma canção de amor com versos pueris. Levou quatro sessões, em cinco e seis de junho e 12 e 22 de julho, com Ringo na voz, bateria, sineta, piano, Paul ao piano e baixo e Jack Fallon ao violino. Fallion era empresário de shows e músico e contratou os Beatles para alguns shows no começo da carreira deles. John e George não participaram da gravação. Na mixagem, os teclados e a voz estão no meio, o baixo à direita com o violino e a bateria à esquerda.


Faixa 15 - “Why don't we do it in the road?” – Paul McCartney -
Um blues de verso único com apenas um minuto e 40 segundos gravado por Paul e Ringo em duas sessões nos dias nove e 10 de outubro, na reta final do álbum branco, no estúdio um. Paul tocou violão, guitarra, baixo e bateu palmas, Ringo tocou bateria e bateu palmas. Paul usa todos os seus recursos vocais nesta faixa, indo do gutural ao falsete num sonoridade bem crua. John adorou e ficou chateado por não ter sido convidado a participar quando Paul gravou as bases no dia nove. John e George estavam acompanhando mixagens em outro estúdio. Na mixagem, piano e guitarra à direita, baixo à esquerda e o restante no meio.


Faixa 16 - “I will” – Paul McCartney –
Outra das belas baladas de Paul como “And I love her”, “Here, there and everywhere”, “For noone”, “Yesterday”, entre outras. Letra boba do tipo ''eu te amo e você sabe que vou te esperar", com um arranjo e interpretação tocantes, foi gravada em duas sessões, em 16 e 17 de setembro, com Paul na voz e violões, John na percussão e Ringo nas maracas, címbalos e bongôs. A canção exigiu nada menos que 67 takes até que Paul ficasse satisfeito com o take 65 na sessão que durou de sete da noite às três da manhã. No dia 17, Paul gravou um “baixo de boca” que pode ser ouvido melhor com fone de ouvido no canal direito e gravou vocais. O solo de violão está à direita , a percussão à esquerda, voz e vocal no meio.


Faixa 17 - “Julia” - John Lennon –
Homenagem de John à sua mãe, Julia Stanley, que cuidou dele apenas nos primeiros quatro anos, passando a responsabilidade à irmã Mary, ou melhor, a Tia Mimi, que criou John. Julia prezava sua liberdade, via John apenas ocasionalmente, mas ele sempre a adorou. Os dois foram mais próximos na juventude de John, quando ele formou os Quarrymen, a banda à qual se agregariam Paul e George. Julia morreu atropelada em 15 de julho de 1958, quando John tinha 17 anos, e ele sempre demonstrou um trauma em relação ao abandono. Na canção “Mother”, de sua carreira solo, ele canta “mãe, você me teve, mas eu nunca tive você”. “Julia” é uma canção de amor para a mãe e também cita Yoko Ono no verso “ocean child calls me”: Yoko significa “criança do oceano” em japonês. Os psicólogos de plantão interpretam que Yoko finalmente preenchera o vazio que ele sentiu com a morte da mãe, a quem amava muito. Julia fazia o papel de amiga e o encorajava criativamente e sua morte, segundo os supracitados, o levou a adotar uma postura rebelde e a tratar mal as mulheres até conhecer Yoko. John gravou sozinho cantando e tocando violão duas vezes e estas duas versões foram superpostas no estéreo, o que dá um efeito quando ele canta “Julia”. Esta canção foi a última a ser gravada para o álbum branco, em 13 de outubro, e encerra o lado dois.

http://www.youtube.com/watch?v=49ynZaPPjxc


FONTE: Jamari França: O Globo e Wikipedia

Nenhum comentário:

Postar um comentário