sábado, 9 de maio de 2009

A HARD DAY´S NIGHT (OS REIS DO IE IE IE) - 1964


A Hard Day's Night ou Os Reis do Iê, Iê, Iê como é conhecido no Brasil, é o nome do filme realizado pelo grupo de rock inglês The Beatles em 1964. Foi o primeiro filme realizado pelos Beatles e junto ao filme foi lançado um álbum com o mesmo nome. O cinema na época era grande divulgador de estrelas do rock. Inspirados em Elvis Presley, os Beatles viram no cinema mais uma maneira de promover sua música.

FILME:

LINK 01: http://www.youtube.com/watch?v=32-fxa-z3Kc

LINK 02:http://www.youtube.com/watch?v=YfUxRvpyPUI

LINK 03: http://www.youtube.com/watch?v=qpwO9TX05pI

LINK 04: http://www.youtube.com/watch?v=bmwHhiMjtNg

LINK 05: http://www.youtube.com/watch?v=Cag6d9k1AJ0

LINK 06: http://www.youtube.com/watch?v=IRpAAjll2Dw

LINK 07: http://www.youtube.com/watch?v=ORKZdFgYsgg

LINK 08: http://www.youtube.com/watch?v=gT5U0WTlE3g

LINK 09: http://www.youtube.com/watch?v=Bxck-HqD6Ok

O filme foi lançado em 6 de julho de 1964 e foi indicado a dois prêmios da academia de cinema, o Oscar. No Brasil, o filme foi chamado de Os Reis do Iê Iê Iê, e em Portugal recebeu o título de Os Quatro Cabeleiras do Após-Calypso.

O filme foi rodado em preto e branco. A United Artists escolheu o produtor Walter Shenson para o filme. Ele recomendou o diretor Richard Lester e os Beatles indicaram o nome de Alun Owen como roteirista. Owen era de Liverpool, assim como os Beatles, e já tinha realizado alguns roteiros para a televisão.

Participaram do filme além dos Beatles alguns atores, entre eles: Wilfrid Brambell (que fez o papel de avô de Paul McCartney), Norman Rossington, John Junkin, Lionel Blair, Victor Spinetti, John Bluthal e Derek Nimmo. Pattie Boyd, modelo e atriz, fez uma pequena participação. Foi durante as filmagens que George Harrison a conheceu. Eles acabaram se casando em 1966.

O filme tenta capturar o espírito alegre e a histeria causada pela Beatlemania. Owen teve a idéia de mostrar os Beatles como prisioneiros do seu sucesso, tendo que se esconder sempre de histéricos fãs. O filme começa em uma viagem de trem e termina em um show especialmente feito para a televisão. Os Beatles tocam algumas de suas canções durante o filme que foram lançadas em um álbum com mesmo nome. O filme é considerado uma espécie de semi-documentário sobre o auge da beatlemania.


Nenhum comentário:

Postar um comentário