terça-feira, 7 de abril de 2009

A HARD DAY´S NIGHT (OS REIS DO IE IE IE) - 1964


A Hard Day's Night é o terceiro álbum dos Beatles, pela gravadora, Parlophone, lançado em 1964, na Inglaterra, acompanhando o lançamento do filme homônimo. "A Hard Day's Night" teve seu título sugerido por Ringo. Após um dia exaustivo de trabalho Ringo disse "It's been a hard day...and I looked around and saw it was dark so I said, ...night!" ("Foi um dia duro... e eu olhei ao redor e vi que estava escuro, então eu disse, ...noite"). Os dizeres de Ringo inspiraram o título do filme e consequentemente da música.


A HARD DAY´S NIGHT ( Lennon/McCartney )Gravada em 16 de Abril de 1964
Lançada como Single um mês antes do LP, a música foi título do filme por inspiração de uma frase de Ringo, que inadvertidamente comentou 'É a noite de um dia duro'. John a compõs quase inteira, sendo que a parte do meio é de Paul. Pela primeira vez os dois obedecem a fórmula de que 'quem fez, canta', e a música é um belo exemplo dos dois dividindo os vocais em refrões diferentes. Isso os acompanharia até o final do grupo.George havia adquirido uma Rickenbaker de 12 cordas, e o acorde inicial é dessa guitarra. A guitarra seria a marca registrada de George em todo ano de 1964, e acabaria por influenciar o estilo de outros grupos, como 'The Byrds'.O Single ' A Hard Day´s Night' foi o 3º do grupo a alcançar o 1º lugar em menos de uma semana depois do lançamento.


I SHOULD HAVE KNOWN BETTER ( Lennon/McCartney )26 de Fevereiro de 1964
Composta basicamente em cima de 2 acordes, essa música é típica de John, que assim como outras do mesmo período, usa sua harmônica para compensar a falta de outros instrumentos, mas sem por isso, deixar de ser brilhante.


IF I FELL ( Lennon/McCartney )27 de Fevereiro de 1964
Naquela época a diferença de estilos entre John e Paul não eram tão significantes. Apesar de ser mais 'rocker' que seu companheiro, foi John Lennon quem compôs essa balada. John e Paul dividem o vocal, e apesar de Paul fazer a 2ª voz, e esta a mais significativa. Na versão em estéreo ( não disponível em CD ) Paul dá uma engasgada na frase '...was in vain...', o que não acontece na versão mono.

http://www.youtube.com/watch?v=ZikCMYpJcCw (compacto simples)

I'M HAPPY JUST TO DANCE WITH YOU ( Lennon/McCartney )01 de Março de 1964
George Harrison dá as caras... e para por aí. A única música cantada por George no disco não é dele ( e também nenhum cover ). É sim, de seu amigo John Lennon.



AND I LOVE HER ( Lennon/McCartney )27 de Fevereiro de 1964
A 1ª música genuinamente McCartney do disco. Inspirada em sua namorada da época, Jane Asher, Paul tentou exaustivamente dar-lhe o melhor arranjo durante 3 dias, até perceber que o melhor talvez fosse ambientá-la do modo acústico. Fugindo do tradicional, os Beatles a gravaram com violões e bongôs, e sem dúvida, transformaram-na num hit.

http://www.youtube.com/watch?v=DxfK7O5ve24 (compacto simples)

TELL ME WHY ( Lennon/McCartney )27 de Fevereiro de 1964
Outra composição de John. Daquelas que grudam na cabeça e não saem mais. John canta, mas no refrão sua voz é somada com a de Paul e George.

CAN'T BUY ME LOVE ( Lennon/McCartney )29 de Janeiro de 1964
Lançada como o 1º single de 1964, a música foi incluída no disco como um dos momentos mais hilários do filme, Onde os Beatles pulam num campo feito uns loucos. Gravada no estúdio Pathé Marconi em Paris, os garotos tiveram apenas poucas horas para finalizá-la, arranjá-la e finalmente gravá-la, junto com as versões em alemão de 'She Loves You' e 'I Wanna Hold Your Hand'. Foi uma das primeiras incursões dos Beatles fora dos Estúdios da EMI em Abbey Road. A música é de Paul, e cantada por ele. George colocou seu solo de guitarra depois, por meio de overdub ( pode-se ouvir o original por baixo dele ).






ANY TIME AT ALL ( Lennon/McCartney )02 de Junho de 1964
Apesar de não fazer parte do filme, a música foi finalizada enquanto os Beatles a gravavam. A pressão dos compromissos muitas vezes faziam com que os Beatles levassem as músicas incompletas para o estúdio de gravação. Música de John, que canta. George Martin acrescentou um piano ao solo.

I'LL CRY INSTEAD ( Lennon/McCartney )01 de Junho de 1964
Originalmente deveria ser incluída no filme, mas o diretor Richard Lester não encontrou espaço para ela Uma das primeiras músicas dos Beatles influenciada pela Coutry Music americana.Composta por John, é ele quem canta. Na versão americana, ela ganha um verso 'extra' ( na verdade, uma remixagem que a deixou mais longa ).



THINGS WE SAID TODAY ( Lennon/McCartney )02 de Junho de 1964
A 3ª música inteiramente de Paul no disco. Paul estava experimentando compor em acordes menores, e a música veio praticamente em cima de um único acorde. Óbviamente, é Paul quem canta.
http://www.youtube.com/watch?v=yeZyaV6_IPY (compacto simples)

WHEN I GET HOME ( Lennon/McCartney )02 de Junho de 1964
Mais uma música de John. Ele canta com o apoio de Paul e George.



YOU CAN'T DO THAT ( Lennon/McCartney )25 de Fevereiro / 22 de Maio de 1964 Inspirada no Rhythm & Blues americano, A música foi lado B do Single 'Can´t Buy Me Love', e sua base gravada no mesmo dia das gravações do Estúdio Pathé Marconi. Os vocais foram colocados mais tarde em Abbey Road. Pela primeira vez, é John que faz o solo de guitarra. John também canta.

http://www.youtube.com/watch?v=GyMb3UbE0Vk (compacto simples)

I'LL BE BACK ( Lennon/McCartney )01 de Junho de 1964.
A última música do disco, e mais uma vez, de John. Soando mais como uma melodia 'a McCartney', John prova que sabe fazer belas baladas.Cantada quase que praticamente em 3 vozes, os Beatles adotam a fórmula usada em 'This Boy', e o grupo começa a ser reconhecido também pelos belos arranjos vocais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário